quinta-feira, 3 de julho de 2014

Exame de aptidão física concurso PRF





O teste físico da PRF não é o mais difícil dos exames na área policial, mas não pode ser ignorado, é necessário se reservar algum tempo para a parte física.

Se comparado com o teste da PF, considero mais fácil o da PRF por dois motivos. O primeiro e principal é que a PRF não exige natação e o segundo é que os índices da PF normalmente são um pouco maiores que os da PRF. No concurso de agente da PF 2012, no teste de impulsão, para não ser reprovado, foi necessário se alcançar a marca de 2,14 m, quanto na PRF 2013 foi de 2,00 m; o teste de corrida, a PF exigia 2.350 metros em 12 minutos, quanto a PRF 2.300 m neste mesmo período. Em contra partida, a PF 2012 não exigia abdominal e a PRF 2013 exigiu.

Minha experiência no teste físico foi meio traumática... Fiquei febril quatro dias antes do teste e comecei a desesperar... Dois dias antes fui ao local onde seria realizado a prova e não fui muito bem no simulado. Um dia antes resolvi tomar, num ato de desespero, antibiótico para ver se passava aquela febre. Resultado: fiquei a noite toda com diarreia... No dia da prova estava ainda resfriado, não tinha dormido à noite por conta da ansiedade juntamente com a diarreia. Mas quando é pra ser nosso, ninguém tira, e graças a Deus mais uma etapa foi vencida!!! Deu tudo certo, mas ficará na memória aquele dia...

Para quem está se preparando para a prova física de qualquer concurso na área policial faz-se necessário separar um tempo para a parte física. Na prova da PM aqui do estado do ES, a qual faço parte até ser convocado para a PRF, tive algumas dificuldades, pois não tinha o hábito de fazer exercícios físicos. Tinha uma vida sedentária. Com isso, ao iniciar o treinamento para a prova, começaram a aparecer as lesões... Era um joelho num dia, e quando curava, o outro joelho ficava podre. Depois foi o ombro que inflamou... Mas eu estava desempregado e tinha começado a treinar uns meses antes do teste. Se tivesse deixado para treinar encima da hora, certamente teria problemas. O ideal é começar a treinar de três a seis meses de antecedência da prova.

Para aqueles que não trabalham, aconselho usar aquele tempo para esparecer a cabeça e ir à academia dar uma corrida, fazer umas abdominais, algumas barras, etc. Se a pessoa tem o hábito de se exercitar não terá problemas no dia da prova. Porem, nem todos têm tempo de malhar todos os dias, muitos têm filhos, trabalham, enfim, não sobra tempo. Para estes, meu conselho é fazer um treino mais direcionado, ou seja, se o concurso normalmente exige corrida, abdominal, barra, salto e natação, quando for praticar, tente focalizar estes exercícios.

Boa sorte, às vezes é necessário!

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom essas dicas , parabéns

Unknown disse...

É obrigatório a natação na prf? ?

Unknown disse...

Olá vi seu depoimento achei muito inspirador tbem sou PM do ES e quero muito ser um PRF estou estudando muito e creio que minha hora chegará... Tenho uma pergunta!!! Vc precisou pedir baixa dá priosa pra fazer o curso de formação ??? O que aconteceu depois do cfp ?? Voltou pra PM ou ficou parado esperando a nomeação dá PRF ????

Postar um comentário

 
;